Visita ao Instituto Inhotim em Minas Gerais

9.4.15

Adicionar legenda


De Belo Horizonte ou de Ouro Preto, existem 2 maneiras de chegar a Brumadinho, cidade onde fica o Instituto Inhotim. Uma é pela BR-381, passando pelo município de Mário Campos. Outra é pela BR-356 e BR-040, como mostra o esquema abaixo que fotografei do panfleto que pegamos no aeroporto. Para quem quer aventurar um pouco, dá para esticar a viagem, passando pelo Parque Estadual Serra do Rola Moça antes de seguir para Brumadinho.



Foto do mapa para chegar ao Instituto Inhotim
Mapa para Inhotim


 Já que estávamos ali mesmo :-) resolvemos conhecer a Serra com nome engraçado. O caminho é tortuoso mas a vista é sensacional. A gente consegue uma visão da cidade de Belho Horizonte quase inteira, enquanto passamos pelo topo da serra. O penhasco é enorme e a estrada super sinuosa. Em alguns trechos só passa um carro. Me lembrou muito a estrada da Serra do Rio do Rastro, só que menor.


Foto da placa avisando sobre animais selvagens na estrada
Adorei a Placa com Tamanduá
Vista incrível da grande Belo Horizonte

 Depois de descer a serra, ainda passamos por duas cidadezinhas pequenas. Nessa hora outro perrengue: o GPS parou de funcionar simplesmente. Não encontrava o caminho, foi bem chato! Nem o Waze funcionou pois não pegou sinal de internet. A solução foi apelar para as pessoas que encontrávamos pelo caminho. Aqui mais uma vez constatamos a gentileza e carinho dos mineiros. Todos a quem pedimos informações foram muito queridos e nos orientaram muito bem.

Andamos por uns caminhos bem alternativos e vimos cada coisa! Do tipo que tem postes no meio da estrada assim ó:

Foto de um poste no meio da estrada, na chegada à Piedade do Paraopeba
Pode isso produção?

Logo depois, na entrada para Brumadinho um mega engarrafamento por conta de um acidente na BR-381. Acabamos chegando em Inhotim as 11:30 da manhã, compramos os ingressos e fomos passear um pouco pelo parque antes de almoçar. Na entrada ganhamos um mapa que mostra as 3 grandes "trilhas" que são divididas por cores.

Foto do mapa das trilhas e obras de Inhotim
Mapa das trilhas e obras

Ajuda bastante seguir as trilhas pois podemos ir identificando as obras de arte e seus autores sem precisarmos dos guias. Eu adoro fazer esse tipo de visita com um guia que vai explicando as obras e falando sobre os artistas, mas com as crianças junto optamos por não fazer isso. Elas ficariam impacientes pois já estavam cansadas da viagem...




 
O Parque é lindo demais, tem vários cantinhos gostosos de sentar e curtir a paisagem e a sombra fresca. Fazia um calorão e as galerias também eram oásis com ar condicionado que ajudavam, e muito, a amenizar o calor.

Galeria True Rouge

Dentro do Parque funcionam 3 restaurantes e mais algumas lanchonetes, além do Café do Teatro. Os restaurantes são:

  •  Tamboril - Buffet Livre, funciona de terça à domingo
  • Bar do Ganso - Bistrô bem aconchegante com cardápio igual ao do Restaurante Tamboril, funciona sábados, domingos e feriados
  • Restaurante Oiticica - funciona as quartas, sábados, domingos e feriados

Café do teatro
Meninas na lanchonete - pausa para o sorvete


As obras são interessantíssimas. Algumas lindas, outras instigantes e outras, uma viagem total. Infelizmente não é permitido fotografar no interior das galerias. As fotografias são liberadas nas obras externas e na casinha que abriga a primeira foto abaixo. Aqui algumas das obras que mais curtimos:

“Continente/Nuvem”, Rivane Neuenschwander

Sem Título - Edgard de Souza

Invenção da Cor - Hélio Oiticica



Troca-Troca - Jarbas Lopes

Narcissus Garden - Yayoi Kusama

Um dos meus locais favoritos: O Vandário, tipo de um orquidário suspenso em um deck de madeira em frente a um lago maravilhoso. Uma orquídea mais linda que a outra! As gurias adoraram andar lá por baixo enquanto o vapor d'água invadia o ambiente. Saíram toda molhadas mas foi uma festa!




Bem legal né? Outro lugar muito gostoso é a igrejinha. Bem ao lado tem uma lanchonete e em frente tem uns bancos de madeira que são uma delícia para sentar e curtir o momento. Ainda por cima tem esquilos fofos ao redor! Adoramos, claro!





Passamos um dia genial em Inhotim. Revigorados com tanta beleza em meio à natureza, voltamos para o hotel pela BR -381, para conhecer outro caminho.  Paramos em um café na estrada para comer pamonhas! As gurias não conheciam e gostaram muito... eu e o marido adoramos, mas não é muito fácil de encontrá-las no sul!
 
Empório Fazendinha, na saída de Brumadinho





Foi bem mais rápido dessa vez, apesar da estrada bem movimentada e com placas de trânsito tão empoeiradas que era difícil de exergá-las. Mas chegamos super bem e fomos direto ao hotel. No outro dia acordamos cedinho para chegarmos à tempo de ver os tapetes de serragem colorida em Ouro Preto. 

Leia sobre nosso passeio a Ouro Preto aqui.

Para fazer um tour virtual por Inhotim, clique aqui.

0 comentários: