Blogagem Coletiva RBBV - 7 Dicas para Visitar Museus com Crianças

29.3.15


 Museu Dalí - Saint Petersburg/US

Para celebrar a #MuseumWeek a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - RBBV, está promovendo uma blogagem coletiva sobre o museu preferido de cada um.

A #MuseumWeek é uma iniciativa onde o Twitter encoraja museus e instituições culturais do mundo todo a fazerem um "tuitaço" durante toda esta semana, utilizando a hashtag #MuseumWeek. Nós, os blogueiros brasileiros de viagem, estamos participando ativamente através de posts não somente no Twitter mas em todas as mídias sociais.

Memorial do Rio Grande do Sul

Este ano são 7 dias com 7 temas identificados por 7 hashtags diferentes:

#secretsMW #souvenirsMW #architectureMW #inspirationMW #familyMW #favMW #poseMW


Eu adoro museus! Acredito na força da divulgação cultural, na preservação da história e da arte como expressão de nosso povo, então toda vez que viajo procuro visitar os museus da cidade onde estou.

 Museu de Belas Artes - Santiago del Chile

Sendo assim, fica bem difícil pra mim escolher um museu preferido. Não consigo! Seriam tantos que a lista ficaria enorme. Resolvi então fazer um post resumindo em 7 dicas a nossa experiência em levar as meninas a museus. Lembrando que temos 2 meninas, a Juju com 4 anos e a Manô com 8.

Centro Cultural Usina do Gasômetro - Porto Alegre

A idéia surgiu de uma conversa com amigas que preferem não levar seus filhos em museus tradicionais, do tipo contemplativos. Elas preferem levá-los somente em museus interativos, onde as crianças possam participar de atividades e entretenimentos diversos. Acho bem fácil entender o porquê da escolha delas. Crianças podem mesmo ficar entediadas e, quando agitadas, podem perturbar o ambiente causando desconforto aos pais e ao público em volta. Filhos, afilhados, sobrinhos enfim, crianças são uma alegria e vê-las apreciar arte e cultura, é um dos grandes prazeres do passeio.

 Museu Casa de Ernest Hemingway - Key West/US

Hoje eu compartilho então 7 dicas para que visitar um museu com crianças seja um passeio agradável para toda a família. Preparados? Então saiba que...

Museu do Circo Ringling - Sarasota/US

1. Preparação é Ouro

Para tudo, não é? Antes de entrar no museu, as crianças já sabem o que vão encontrar lá. Que tipo de coisas verão, se terão ou não algum entretenimento.  Fale sobre o prédio e sua arquitetura, as obras, a lojinha... Nesse caso eu pesquiso antes e vejo se o museu oferece algum tipo de caça ao tesouro (para quem não conhece, normalmente um panfleto com obras que a criança tem que procurar e marcar no panfleto. Ao final, se achar todas, ganha um brinde). Caso não tenha, eu mesma faço um. Não é difícil, basta um pouco de pesquisa na internet e uma impressora colorida.

 Museu Dalí - Saint Petersburg/US

 Museu de Arte John Ringling - Sarasota/RS

2. Orientação é Prata

Seja você o guia para seus filhos. Demonstre seu interesse, chame à atenção da criança para as obras, detalhes, cores, tipos de arte. Você não precisa ser entendido (eu certamente não sou!) mas quando olho uma obra eu vejo os detalhes e converso sobre eles com as crianças. Algo do tipo: Você gosta do que está vendo? Acha bonito? Porque? Tem algo aqui que chama mais atenção? Sobre o que você acha que é isso? Você reparou nas roupas, que diferentes? etc... Com perguntas instigantes, você mantém a atenção das crianças, guiando-as entre as galerias e as obras.

 "Mamãe, isso é arte?" Memorial do Rio Grande do Sul

3. Paradas Estratégicas

Quase sempre o museu terá um café ou restaurante. Quando os ânimos começam a se alterar, é uma boa hora para sentar e fazer um lanche. Se eu noto que elas estão muito agitadas, a promessa de uma guloseima logo a seguir costuma fazer milagres.


Castelinho do Caracol - Canela/RS

4. Escute

Ouça as perguntas das crianças com atenção e responda sempre. Se não souber algo, pergunte aos funcionários do museu, recorra aos folhetos ou audio-guias. Se não conseguir uma resposta, anote e pesquise depois. É uma ótima maneira de mostrar que você não sabe tudo mas que está interessado(a) em aprender também, assim como elas.

 Museu de Ciências - Fort Lauderdale/US

Museu Vizcaya - Miami


5. Seja Criativo(a)

Invente brincadeiras, conte histórias sobre as peças, invente se não souber, estimule jogos com as crianças. Algo do tipo, "aqui nessa sala tem um objeto mágico que pertenceu a um rei muito importante. Vocês podem me ajudar a encontrar?" Claro que você já viu antes algo que possa ser utilizado. Dê pistas, faça o "tá quente-tá frio". Outra brincadeira que as meninas adoram é a de esconder algo de faz de conta. Funciona assim: Escolha um objeto ou algo que aparece em uma tela. Uma maçã, por exemplo, que está retratada em um quadro. Mostre o objeto às crianças e diga: Agora, eu vou esconder essa maçã em algum lugar nessa sala (mas é só na imaginação). Quem adivinhar mais vezes vai ganhar um prêmio no final e pode "esconder" o próximo objeto. Normalmente escolho lugares esdrúxulos, como, embaixo da saia da senhora mais velinha da sala. Ou então, em cima da cabeça da estátua X. Rende boas risadas...

Museu da Criança - Miami/US

6. Valorize a Experiência

Dê a elas uma máquina fotográfica, para que elas mesmas registrem a visita se for permitido (só cuidado com o uso do flash). Dê a elas um bloquinho e sugira que façam um diário desenhando as peças favoritas ou, se já sabem escrever, peça que descrevam o que viram ou sentiram sobre alguma obra. Tire fotos da experiência, delas olhando as obras ou desenhando, compre um livro, postais, souvenirs, algo que você possa utilizar depois para reviver a visita e valorizar os momentos. Aproveite para perguntar as crianças o que elas mais gostaram e porquê.

Juju em Gramado/RS

7. Aprenda com os Erros

Se algo não foi bem, registre mentalmente e aprenda, para na próxima vez fazer diferente. Só não vale desistir! A oportunidade é ímpar de causar impacto positivo na herança cultural de seus filhos, introduzí-los ao mundo das artes, provocar sua imaginação e expandir seus sentidos. lembre-se que crianças precisam ser estimuladas. Você vai ver que, com o tempo, as crianças irão se acostumar ao ambiente de um museu e passarão a apreciar esse tipo de passeio.

Museu do Chocolate - Gramado/RS

Você pode pensar que as dicas acima são somente para quem tem crianças maiores, que já falam e entendem histórias e explicações. É verdade! Mas dá para levar crianças menores também. Acho importante um carrinho para elas sentarem se ficarem cansadas, se forem pequenas (entre 1 e 4 anos). Poderão até tirar um cochilo. Se forem bebês, acho ainda mais fácil. É só mantê-los quentinhos, alimentados e limpos que tudo vai dar certo. Evitar grandes aglomerações também ajuda.

Centro Cultural Usina do Gasômetro - Porto Alegre

Finalmente, uma dica que vale para todos os momentos de uma viagem, em museu ou em qualquer outro lugar: Bom Humor! As crianças podem nos tirar do sério, mas com paciência e bom humor, você vai conseguir tirar de letra qualquer situação. Lembre-se, vocês estão de férias!

Museu de Belas Artes - Santiago/Chile

Em uma ocasião visitamos um Centro Cultural no Chile que tinha uma fila enorme para entrar. Na saída, já fora do prédio, Juju pede para fazer xixi! Eu disse que ali não tinha banheiro, ela deveria ter pedido lá dentro. Ela me olha e diz, "Ah mãe, eu faço no matinho mesmo!"... Foi uma graça só, mas voltei, pedi licença, expliquei e foram bem gentis, me deixando entrar novamente para usar o banheiro. Só precisei mostrar o ticket de entrada. Ufa!

Para ler sobre nossas visitas aos museus retratados neste post, dá uma olhadinha aqui:

Museu Dali
Museu de Ciências
Castelinho do Caracol
Casa de Hemingway
Museu Ringling 
Museu da Criança
Museu Vizcaya
Usina do Gasômetro

E você, tem alguma dica para visitar museus com crianças? Conta pra gente aí nos comentários!

Não deixe de ver também os museus favoritos dos blogueiros da RBBV, veja abaixo:

Claudia Rodrigues - Felipe, O Pequeno Viajante - Museu de Ciência e Tecnologia da PUC

Patricia Tayão - Viajar Hei - Museu Nacional (Rio de Janeiro - RJ)

Adriana Ramos - Sonhando em Viajar! - Museu Nacional da História Natural da Quinta da Boa Vista
André Morato - Blog Meu Destino - Inhotim
Antonio Rômulo Jr. - Retrip Viagens - Museu de Arte Sacra
Andrea Barros - Do RS para o Mundo - Museu Histórico de Veranópolis
Eloah Cristina - Marola com Carambola - Memorial da Resistência de São Paulo
Carmem Batista - O que vi do Mundo - Museu do Futebol
(São Paulo - SP)Talita Marchao - Me Deixa Ser Turista - Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Dops e Museu da Língua Portuguesa
Cristiane Rangel - Pequeno Grande Mundo - Museu de Ciências Naturais do Bosque da Ciência - INPA
Jamille Andrade - Rascunhos de Fotografia - Museu do Ceará, MAUC e Museu do Humor
Julia Motta - Quebrei a Bússola - Museo del Holocausto
Thiago Busarello - Vida de Turista - MALBA (Buenos Aires)

Camila Faria - E aí, Férias - American Museum of Natural History
(Nova Iorque - Estados Unidos)

Santiago, Chile - Nome: Liliane Inglez - Museu: Museu Chileno de Arte Pre Colombino
http://trilhasecantos.blogspot.com/2015/03/museu-chileno-de-arte-precolombino-em.html


Cynara Vianna - Cantinho de Ná - Instituto Ricardo Brennand (Recife - PE)

Andrea e Luciano - Malas e Panelas - Vizcaya Museum and Gardens
Mariana e Augusto - Embarque Portão 5 - Museo de Las Casas Reales
Francine Agnoletto - Viagens que Sonhamos - Field Museum
Camila Lisboa - O Melhor Mês do Ano - Tumbas Reales de Sipan
Camila Torres - Colecionando Ímãs - Os Museus de Arte de Brasília


Eloah Cristina - Marola com Carambola -
http://www.marolacomcarambola.com.br/memorial-da-resistencia-museum-week-2015/


Europa:
 
Paula Augot - No Mundo da Paula - Museu Tate Modern

Heloisa Righetto - Aprendiz de Viajante - 5 museus não tão conhecidos para visitar em Londres
Carol Pascual - Londres com crianças - Museum of London
Deb Wal - Segredos de Londres - National Gallery
Fernanda Scafi - Tá indo pra onde? - Deutsches Historiches MuseumMuseu Historico Alemao
Nicole Plauto - Agenda Berlim - 03 museus para visitar na primeira vez em Berlim
Claudia Bömmels - Brasileiros Mundo Afora - Deutsches Technik Museum
Natália Gastão - Ziga da Zuca - Museu Judaico
Renata Inforzato - Direto de Paris -Hotel de Soubise - (Paris - França)

Fabia e Gabi - Estrangeira - Museu Picasso (Barcelona - Espanha)

Roberta Martins - Territórios - Museu Dalí

Ana Cristina - ITALIAna - Galleria degli Uffizi Florença
Deyse Ribeiro - Passeios na Toscana - Museu Cappella Brancacci
Aline Dota - Descobrindo a Alemanha - http://www.descobrindoalemanha.com/2015/03/el-de-haus.html
Larissa Andrade - Esto es Madrid, Madrid - Reina Sofía
Fani e Robson - Meu Mundo Por Aí - Museo Del Prado
Dalila Barakat - Mil e Uma Viagens - http://www.mileumaviagens.com.br/mauritshuis-meu-museu-de-arte-preferido-em-haia-na-holanda/

Simone Betoni - O Guia de Milão - Casa Museu Boschi di Stefano
Solange Spiess - No Mundo com a Gente - Museu Casa de Rembrandt
Alexandra Aranovich - Café Viagem - Museu Casa Cailler e Museu do Chocolate (Broc, Suíça)

Poliana Cardozo - Comendo Chucrute e Salsicha - Museu de Belas Artes de Sevilha
Luciana Rodrigues - Turismo em Roma - Museu da Emigração Italiana

Renata Rocha Inforzato - Direto de Paris -http://diretodeparis.com/hotel-de-soubise-o-palacete-que-virou-arquivo-e-museu/

 
Diversos:


Pedro Richardson - Travel With Pedro - Museu Amna Suraka (Sulaymaniyah - Iraque)

Mirella, Oscar, Martinha e Carina - Viajoteca - Te Papa de Wellington
Thaissa Chagastelles - Viagem com a Thathá - Auckland Museum
Virna Mitrogiannis - Uma Brasileira na Grécia - 5 museus para se visitar em Atenas
Cyntia Campos - A Fragata Surprise - Museu da Acrópole
Marina Vidigal - Ideias na Mala - Angkor National Museum
Nívia Guerra - Viagens Invisíveis - 5 Museus Palácios no Marrocos

0 comentários: